Background

Lutas históricas do Boxe Parte 1




Jack Dempsey vs. Luis Ángel Firpo - 1923


Jack Dempsey(66-6-11/51Ko's) Versus Luis Ángel Firpo(31-4-7) foi uma luta de boxe histórica: Foi a primeira vez que um lutador latino-americano(Firpo, que era argentino.Fuuu!!!) lutaria pelo título de Campeão Mundial Peso Pesado, e até hoje é considerada uma das lutas mais movimentadas da história, tendo 12 knockdowns(sim eu disse 12) em apenas 2 rounds!!!


A luta(spoiler se você não viu o vídeo)

Dempsey(US) VS Firpo(ARG) ocorreu em 14 de setembro de 1923, no Polo Grounds em Nova York. Dempsey havia sido campeão desde 1919, e Firpo foi um dos pesos pesados top da época, apelidado de "El Toro de los Pampas" ("O Touro dos Pampas"). 80.000 torcedores pagaram para ver a luta ao vivo.

Firpo mostrou seu poder logo no início da luta, derrubando Dempsey com uma direita no início do primeiro round. Dempsey ficou sobre sobre um joelho retomando o folego,rapidamente. Dempsey, em seguida, "caiu pra dentro"e derrubou o argentino SETE VEZES do final do round. Não havia a regra de "três knockdowns" e Dempsey ficava em pé ao lado do lutador caído, aplicando outro knockdown assim que Firpo se levantava(pois é,eram tempos difíceis) , já que não havia ainda nenhuma regra sobre ir para um canto neutro.



No final do primeiro round, Firpo atacou novamente. Encurralando Dempsey contra as cordas, ele acertou uma outra boadireita no queixo de Dempsey. Dempsey caiu para fora do ringue, sobre os fotógrafos e repórteres, e atingiu uma máquina de escrever com a parte de trás da cabeça sofrendo um profundo corte(como eu disse eram tempos difíceis...) e foi ajudado pelos fotógrafos a retornar ao ringue.E o juizão da luta enquanto o cara estava lá no meio das máquinas de escrever e fotógrafos, abriu a contagem...Mas reza a lenda que o lutador levou ao todo 14 segundos para retornar ao combate, o que não fica muito claro no vídeo da luta.Esta contagem lenta, contada por muitos presentes na época, além do fato de que Dempsey não voltar ao combate com toda a força, levou muitos a alegação de que deveria ter dado Firpo por nocaute. Após esse susto, Dempsey recuperado, derrubou Firpo(dentro do ringue mesmo) duas vezes no segundo round, nocauteando-o na marca de 57 segundos redondos do round 2.

Post Fight!

Dempsey e Firpo se tornaram ícones da época.

Dempsey depois perdeu o título dos pesados para Gene Tunney em duas lutas igualmente históricas (assunto pra outro post), cumpriu o serviço militar e abriu um restaurante em Nova York antes de morrer em 1983.

Firpo, por sua vez, também foi o primeiro argentino a lutar pelo título de Campeão dos pesados do mundo. Embora ele nunca tenha se tornado um campeão do mundo, ele era reverenciado na Argentina e na maioria dos países da América Latina, a tal ponto que há várias ruas e avenidas em outros países latinos que levam seu nome, bem como um dos times de futebol mais importantes em El Salvador.Firpo morreu em 1960, e seu corpo descansa no cemitério "La Recoleta" em Buenos Aires, com direito a túmulo personalizado.

Categories: Share

3 comentários:

  1. FUNK do Anderson Silva
    http://www.youtube.com/watch?v=yhjFdKww9cQ

    ResponderExcluir
  2. Valeu a força "rickrooney", sabe como é blogueiro amador vive de elogios..hehe.Abraço.

    ResponderExcluir