Background

Top 10 Lutas de cinturão: 9º lugar


Sugar Ray Leonard vs Thomas Hearns (1981)


No dia 26 de setembro 1981,aconteceu a luta de unificação dos cinturões da categoria  Welterweight entre "Sugar" Ray Leonard e Thomas "The Hitman" Hearns(esse que já participou da nossa postagem sobre lutas históricas do boxe).

Leonard, que todos diziam ser o herdeiro de Muhammad Ali, já era um ícone da mídia. Ele tinha carisma, era fotogênico e tinha uma velocidade impressionante. E o mais importante, lutava MUITO. Leonard ganhou o cinturão Welterweight  do WBC em 1979 com um nocaute no round 15 sobre Wilfred Benitez, mas acabou o perdendo em Junho de 1980, em uma decisão dividida contra Roberto Duran. Cinco meses depois, "Sugar" Ray ganhou o título de volta nas luta que foi chamada de  "No Mas" quando um Duran humilhado desistiu no round 8.

Tommy "The Hitman" Hearns ganhou o título Welterweight  da WBO com um sensacional nocaute no round 2 contra Jose "Pipino" Cueves, em Detroit, Michigan. Hearns defendeu seu título com sucesso contra Luis Primera, Shields Randy e Baez Pablo. Hearns não era o queridinho da mídia como Leonard era, mas recebeu muita atenção devido ao seu excelente cartel invicto.



A luta aconteceu no Caesar’s Palace em Las Vegas e foi promovido com o nome "The Showdown" buscando um maior sensacionalismo na mídia. O cartel dos lutadores antes do combate era Leonard(30-1, 21 KO) e Hearns(32-0, 30 KO). Revistas de todo o mundo tinha escrito numerosos artigos sobre a luta que teve seus ingressos esgotados para um público de  23.618 pesoas. A audiência na tv, na época foi estimada em mais de 300 milhões de espectadores. Hotéis e motéis em Las Vegas estavam lotados.



Por ser uma luta mais mais moderna, vou me abster de comentar muito sobre a dinâmica do embate, e deixo vocês com o vídeo de todo o confronto para que tirem sua próprias conclusões:







Sugar Ray Leonard assim, unificou os cinturões. Após a batalha foi revelado que Leonard tinha sofrido um descolamento de retina. Ray se aposentou pela primeira vez em 1982 e iria voltar e se aposentar várias outras vezes vencendo outros cinturões durante o caminho. Por causa da sua forte presença na mídia também lançou uma série de produtos.

Hearns também passou a vencer campeonatos, mas sempre se ressentiu da atenção que Leonard tinha recebido da mídia.

Leonard mais tarde afirmou que Hearns foi o adversário mais difícil que ele já enfrentou em todos os tempos.

Categories: , , Share

Leave a Reply