Nomeação IBHOF 2012
Aconteceu no último dia 7 em Canastota , NY a nomeação do IBHOF 2012 (International Boxing Hall Of Fame) ou em bom português, o Hall da Fama Internacional do Boxe.
Vale lembrar que o prêmio não é dado apenas para lutadores, mas dividido em 5 categorias:
Moderno: Última luta não antes de 1943.
Clássico: última luta não antes de 1893 e não depois de 1942.
Pioneiro: Última luta em, ou antes de 1982.
Não-participante: Todos que tiveram uma contribuição significativa para o esporte, além de pugilistas. Essa categoria tem base nas realizações de cada candidato em seu campo particular de atuação(jornalistas, historiadores, narradores, etc).
Após o tradicional desfile dos vencedores pela cidade, o historiador do esporte, Herb Goldman leu a lista de homenageados que já faleceram, e que foram representados por seus familiares na cerimônia.
Eis os nomes:
"Cocoa Kid": Herbert Lewis Hardwick , nascido em 1914 em Porto Rico, o "Cocoa Kid" acumulou uma incrível cartel com mais de 240 lutas na carreira. Com uma vitória sobre Chalky Wright e um empate com Charlie Burley, Kid também se enfrentou os “Hall of Famers” Batting Battalino, Lou Ambers e Archie Moore. Apesar de ter sido classificado pela Revista “Ring” no top 10 nos meio-médios, leves e médios, ele nunca lutou por um título mundial.
"Newsboy" Brown: Nome de batismo David Montrose, nasceu em 1905, na Rússia. Brown ganhou a versão da Califórnia do "Mundial" peso pena em 1928 com uma vitória sobre Johnny McCoy. Brown teve vitórias sobre Chalky Wright, Wolgast Midget, "Panama" Al Brown e Baby Arizmendi.
"Leo" Houck: Leonard Florian Houck nasceu em Lancaster, Panamá em 1888. Houck competiu em todas as divisões de peso, do mosca ao pesado. Houck vençeu 12 campeões mundiais, incluindo Gene Tunney, Greb Harry, Papke Billy e Jack Britton. Apesar de sua tenacidade e resistência, nunca recebeu uma chance pelo título.
Jake Kilrain: John Joseph Killian nasçeu em 1859 em Greenpoint, NY. Na implacável batalha pelo cinturão dos pesos pesados, Kilrain venceu John L. Sullivan, após 2 horas e 16 minutos em um calor de 40 graus, o corner de Kilrain parou a luta no início da do round 76.
“Hugh D.” Mcintosh: Aussie Mcintosh, conhecido como "Big Deal" ,o promotor levou o campeão Tommy Burns até a Austrália para duas bem-sucedidas defesas de cinturão dos pesados contra Squires Billy e Bill Lang. A lendária promoção de McIntosh, da luta Burns vs Jack Johnson mudou a história do boxe quando Johnson se tornou o primeiro homem negro a vencer o campeonato mundial dos pesos pesados.
“Rip” Valenti: Anthony Valenti começou promovendo lutas em 1932 em Boston. Valenti gerenciou a carreira do “welterweight King” Tony DeMarco e promoveu muitas das lutas iniciais de “Marvelous” Marvin Hagler.
James Wharton (Young Molineaux): nascido em 1813 em Marrocos, Wharton teve sua vitória mais famosa sobre Hammer Lane, um nocaute no round 52! Wharton permaneceu invicto durante toda a carreira.
O presidente do IBHOF Don Ackerman, em seguida, presenteou os homenageados vivos (total de 6) com os anéis e os certificados de nomeação ao IBHOF 2012.Estes senhores se juntam agora a lendas do esporte, e terão o nome gravado para sempre na história do boxe.
São eles :
Michael Katz: Depois de cobrir esportes na Europa no final dos anos 60 até 1972, Katz voltou para Nova York e para o New York Times. Katz começou a cobrir somente boxe em tempo integral para o New York Daily News em 1985. Com passagens por vários sites de boxe, incluindo o Showtime.com e o msgnetwork.com. Katz ganhou o “Nat Fleischer Award” de excelência em jornalismo pela BWAA Boxe em 1981.
Al Bernstein: Depois de iniciar sua carreira profissional como jornalista, Bernstein entrou para a ESPN em 1980 e pelos os 18 anos seguinter foi a voz da rede Top Rank Boxing. Bernstein cobriu as Olimpíadas para a NBC em 1992 e 1996 e está com o Showtime Championship Boxing desde 2003.
Michael Buffer: Por insistência de seu filho, que estava assistindo a uma luta de boxe com tampão na televisão, o ex-modelo e ex-vendedor de carros pegou o microfone em 1982 e nunca mais largou desde então. Com sua frase "Let 's Get Ready to Rumbleeeee," que é sua marca registrada, Buffer é sinônimo de grandes lutas ao redor do mundo.
Freddie Roach: Depois de uma carreira de 8 anos como um lutador, Roach começou a aprender o ofício da perspectiva de um treinador com o seu próprio, Eddie Futch. Guiando mais de 20 campeões mundiais no circuito, Roach foi nomeado "Treinador do Ano" cinco vezes pela BWAA.
Mark "Too Sharp" Johnson: Depois de uma ilustre carreira como amador, e lutas as primeiras profissionais em suaterra natal, Washington/DC, Johnson começou a ganhar a costa oeste.Venceu o título mosca vago da IBF em 1996, e o Super mosca em 1999 pela mesma organização. Johnson se tornou o primeiro Américo-Africano a vencer nestas duas classes de peso.
Thomas "The Hitman" Hearns: Também conhecido como "Motor City Cobra", Hearns começou sua carreira no boxe na famosa academia de Detroit, a “Kronk Gym”, sob a tutela do treinador “Hall of famer” Emmanuel Steward. Começando com sua devastadora vitória pelo título meio médio da WBA via TKO no round 2, sobre Pipino Cuevas em 1980, Hearns passou por cinco divisões de peso ao longo de uma carreira profissional de 29 anos, se tornando o primeiro homem a vencer tantos títulos em tantas categorias de peso diferentes . Suas batalhas épicas com os colegas de IBHOF , Sugar Ray Leonard e “Marvelous” Marvin Hagler (confira post sobre essa luta AQUI),estão entre entre as mais emocionantes da história do
Vídeo da cerimônia (Em Inglês):