Últimos momentos | Tito Ortiz
Quando Tito Ortiz (16-10-1) assinou o contrato para enfrentar Forrest Griffin (18-7) no UFC 148, ele sabia que seria a última vez que ele iria colocar a caneta no papel, para uma luta dentro do Octagon.
O ex-campeão dos pesos meio-pesados, cresceu no UFC, literalmente. Sua primeira luta foi com 22 anos e após 15 anos de lutas, lesões e cicatrizes levaram o “Huntington Beach Bad Boy” a encerrar a carreira.
Ortiz começou a falar sobre a aposentadoria à um ano atrás, mas agora com uma luta restante em seu contrato atual, tudo parecia perfeito para ele ter uma última grande luta no UFC e depois dizer adeus.
Quase todo atleta que fala sobre aposentadoria admite que há sempre aquela chance de voltar à competição, mas para Tito Ortiz parece ser diferente, pois ele agora quer apenas desempenhar bem o papel de pai.
Imagem da estréia de Ortiz no UFC 13, 30 de Maio de 1997.
"Estou bem resolvido. O treino não é mais tão divertido quanto costumava ser. O treinamento é duro. Para meu corpo, minha mente, e eu venho fazendo isso há 15 anos. Eu tenho feito isso mais e mais e eu sinto falta de uma vida normal. Quando olh para o tempo que passou, 15 anos, quase duas décadas de tempo dedicado. Eu fiz tudo que eu queria fazer no UFC e MMA, e acho que fez a diferença ", disse Ortiz à rádio do site MMAWeekly.
"Ser um pai para meus filhos é algo que eu sempre quis, ser presente para eles. Eu sempre quis ter certeza que eu tinha os seus futuros garantidos. Agora que tenho, eles podem escolher qualquer faculdade que eles queiram ir, agora é hora de ser um pai amoroso e estar lá para eles, fazer o que meu pai nunca fez. "
Ortiz cresceu a maior parte de sua vida sem seu pai. E ele mesmo admite se arrepender quando se trata do tempo que ele perdeu com seu filho de 10 anos Jacob, que cresceu a maior parte de sua vida vendo o pai se preparando para a próxima batalha dentro do Octagon.
Agora, com a dupla de três anos de idade, Jesse e Journey em casa junto com sua namorada de longa data Jenna Jameson, Ortiz parece bem resolvido nesta decisão, pois ser um bom pai é mais importante que qualquer título ou qualquer salário.
Tito e sua patroa, a ex-Pornstar.
“Agora que eu não tenho de estar treinando em um campo por 3 meses, três vezes por ano, é uma bênção. Estou muito grato por ser capaz de competir no UFC e por tudo que Dana (White) e Lorenzo (Fertitta) me deram, e por porder ser um pai que o meu nunca foi ", disse Ortiz.
Claro que a aposentadoria não quer dizer que Ortiz se afastará do MMA ou do trabalho e em torno do esporte. Ortiz significou tanto para o MMA como MMA significou para Ortiz, então ele não pode mais estar lutando e passando pelos rigorosos camp’s de treinamento de três meses , mas o MMA está em seu sangue.
"Claro que vou sempre ter algo a ver com MMA, eu sempre serei grato ao esporte que me fez chegar onde cheguei hoje", disse Ortiz.
A maior rivalidade de Ortiz foi com Liddell...
Ok, Ortiz após se afastar estará ocupado em ser um bom pai para seus 3 filhos, mas também estará se ocupando em outras atividades.Sua marca de roupas esportivas “Punishment Athletics” continua patrocinando vários lutadores, alé de ter iniciado no ano passado a “Punishment Nutrition”, uma empresa de suplementos alimentares esportivos.E ele ainda pretende atuar como ator (o que parece meio complicado com uma cabeça que só cabe em cinemas com tecnologia IMAX).
Mas também há quem diga que foi com Ken Shamrock...
"Não estou me aposentando, eu estou me graduando. Estou me graduando como um mestrado em promoção e um mestrado em marketing ", afirmou Ortiz. "Disso eu entendo bastante, com tudo que eu fiz nos últimos 15 anos. Estou com 37 anos e eu ainda tenho um futuro brilhante, eu vou fazer algumas coisas grandes."