Lutar por muito tempo pode "emburrecer"
Cansados de fazer pesquisas sem sentido como “Harry Potter pode prevenir fraturas”,ou “Nudez ao telefone é mais comum entre homens”(WTF?!?),pesquisadores de Las Vegas estão executando um estudo de longo prazo, sobre “traumas cerebrais em lutadores profissionais” .
Um relatório preliminar foi publicado, com alguns resultados preocupantes.
O estudo concluiu que regiões importantes do cérebro tiveram o volume reduzido, em lutadores amadores e profissionais com maior experiência.
Um trecho da pesquisa afirma:
“Os lutadores (104 boxeadores e 135 Lutadores de MMA) em sua inscrição, declararam uma carreira com tempo médio de 4 anos,com um número de 11 lutas em média cada. A freqüência relatada das lutas variou consideravelmente.
Até cerca de 5 anos de experiência luta, o volume cerebral não variou.
Com experiência além de 5 anos, porém, os volumes diminuíram - mais acentuadamente para a região chamada de “Núcleo caudado”. Nessa região (responsável por funções como o aprendizado e a memória), os volume cerebral se mostrou em torno de 10% menor em participantes com 15 anos de experiência, em comparação com aqueles que lutam por 5 anos ou menos.”
O estudo infelizmente não diferenciou os lutadores profissionais de MMA dos de Boxe, esportes com regras e carreiras extremamente distintas.
E esta é a pergunta que fica:
O que seria mais seguro?
10’ de contagem ou 5 “bombas” desacordado?