Top 10 Lutas de cinturão: 10º Lugar
Começaremos hoje uma viajem sobre alguns dos maiores confrontos do boxe internacional de todos os tempos.
Uma série com dez lutas, consideradas pelos especialistas como as grandes disputas de cinturão da história do esporte.
Para começar voltamos ao ano de 1906, com a disputa dos leves entre Battling Nelson(61,24Kgs) vs. Joe Gans(61Kgs).
03 de setembro de 1906, Dia do Trabalho nos EUA, uma batalha clássica aconteceu em Goldfield, Nevada entre dois dos maiores pesos leves de todos os tempos. Joe Gans(cartel) e Oscar "Battling" Nelson(cartel) fizeram uma luta de 45 Rounds pelo título mundial peso leve na época mantido por Gans .
Alguns aspectos fizeram este embate entrar para a nossa galeria das 10 maiores lutas de cinturão de todos os tempos.
Primeiro, é o fato de que Joe Gans é considerado por muitos historiadores do boxe, como o maior lutador peso-leve que já viveu. Nascido em Baltimore em 25 de novembro de 1874, Gans se tornou profissional em 1891, aos 17 anos de idade. Apesar da pouca idade, Gans já possuía grande velocidade, potência e capacidade de furar guardas com combinações de golpes. Jornais de costa a costa escreviam sobre a velocidade surpreendente de Gans, sua agilidade e precisão nos golpes.
Havia também uma disputa sobre quem era o “verdadeiro portador” do título dos leves. De acordo com alguns registros, após Gans vencer o título em 1902, ele teria renunciado ao título em 1904 para lutar com o meio-médio Joe Walcott(CARTEL), em uma luta “catch-weight” de 63,96Kgs. Não havia título em jogo, leve ou meio-médio. Jimmy Britt supostamente ganhou o título vago (dos leves) nesse ano, mantendo a cinta até perdê-la para Nelson, em 1905.
De acordo com o livro do autor Nat Fleischer, chamado “Ring Record Book”, Gans renunciou ao título após vencer uma luta devido à uma falta de Jimmy Britt. Segundo o autor, Gans teria dito que "Ele não poderia mais lutar de forma eficaz no limite de peso da categoria leve, e desistiu da coroa."
O fato é que Joe Gans nunca perdeu uma luta pelo título desde a sua conquista, e a imprensa continuou a reconhecer Gans como o verdadeiro campeão dos leves.
A cidade de Goldfield, Nevada foi o local escolhido para a luta, sendo um dos grandes campos de mineração dos anos 1800. A renda da luta foi de inéditos US $ 76.000.Já a bolsa dos lutadores era US $33.500; Gans receberia US $ 11.000 e Nelson US $22.500. Houve ainda um bônus de assinatura adicional de US $ 2.000 para cada homem e US $ 500 para as despesas. Juntando tudo, foi a maior quantia de dinheiro já oferecida para uma luta de título do peso leve até aquele momento.
A que começou logo após as 15:00 hs, teve temperaturas em torno de 37 graus. Uma das primeiras coisas que foram reportadas era que Gans entrou no ringue sob um guarda-chuva para se proteger do calor de Nevada, e nos intervalos os córners abanavam furiosamente seus lutadores para recuperá-los do calor excessivo.
Quando a luta começou Gans parecia impressionante, com uma movimentação excelente, habilidades defensivas, e excelentes contra-golpes. Dominando a luta logo em seus primeiros momentos, Gans demonstrava porque ele era chamado de "velho mestre."
Gans lutou principalmente no contra-ataque, com um jab fantástico que sempre abria brechas na guarda do adversário. O primeiro knockdown da luta veio no oitavo round, quando Gans acertou Nelson com um cruzado de direita seguido de um gancho de esquerda.
Conforme a luta avançava Gans ainda derubaria Nelson mais duas vezes.
Finalmente no round 42, Nelson acertou Gans com um golpe baixo que foi dado como uma falta.
Joe Gans foi declarado o vencedor da luta por desqualificação.