Background

Top 10 Lutas de cinturão: 6º lugar



Joe Louis vs. Billy Conn I (1941)

Onde: Polo Grounds, NY, New York, USA
Árbitro: Eddie Joseph
Juíz 1: Marty Monroe
Juíz 2: Bill Healy
Título em jogo: World Heavyweight Title


Joe Louis Vs Billy Conn
18 de junho de 1941

Se você é fã de boxe, já deve ter visto este cenário.Um cara grandão contra um bem menor.Caso não se lembre, vamos dar alguns exemplos clássicos:
-Corbett Vs Sullivan;
-Dempsey Vs Willard;
-Haye Vs Valuev;
-Rocky Vs Drago.
Agora teremos Billy Conn, o ex-campeão que desistira de sua cinta como meio pesado para enfrentar o campeão mundial dos pesos pesados, Joe Louis.

Conn pesou 76,66 kg e Louis 92,5Kg.

Especialistas da época diziam que, apesar da grande diferença de tamanho,Conn tinha uma chance.Na verdade ele era o mais bem cotado azarão que lutava com Joe desde  Max Schmeling, o que lhe rendeu uma cotação de 18-5 nas casas de aposta. Conn tinha todas as credenciais para fazer dessa uma boa luta, mais do que qualquer um dos 17 desafiantes anteriores.

The Pittsburgh Kid” já tinha 67 lutas,tendo vencido 58 e perdido apenas 8(por decisão). E, embora ele tivesse apenas 12 vitórias por KO, seis delas tinham ocorrido em suas últimas 8 lutas contra adversários maiores.Caras como Bob Pastor e Gus Dorazio, ambos também vítimas de Louis.

Adeptos de Conn também diziam que Louis não era mais o “Killer” de alguns anos antes.Como por exemplo quando ele tinha destruído Max Schmeling em 124 segundos. Seus três últimos adversários (Buddy Baer,Tony Musto e Abe Simon) tinham resistido uma média de quase 10 rounds.

Louis tinha 27 anos,e sua recente suscetibilidade à uma lesão (ele sofrera um corte sob o olho esquerdo em sua luta mais recente, que acontecera apenas três semanas antes, contra Baer)deram mais uma prova de seu "declínio". Ao menos foi o que se argumentou.


Conn tinha habilidades consolidadas, com uma poderosa(e rápida) esquerda servindo como prato principal, o buffet ainda se estendia.A velocidade dos golpes era um ponto forte do lutador.E por isso muitos pensavam que ele poderia cuidar facilmente de Louis que era mais lento.

"Eu sei que eu perdi o controle em algumas lutas", disse o desafiante irlandês antes do embate, "mas você pode apostar que eu não vou perder desta vez." E foi o que os fãs fizeram, levando as cotações de Conn para  11-5, nos momentos antes do início do confronto.

Muitos na multidão de 54.487 que lotaram Polo Grounds, na noite de quarta-feira 18 de junho de 1941, acreditavam que Conn poderia vencer. Entre eles alguns lutadores da época como James J. Braddock, Apostoli Fred, Lesnevich Gus, Jenkins Lew, e Zivic Fritzie.


Confira um documentário (em inglês) sobre o confronto feito pelo canal ESPN.


E agora o vídeo da luta:

Louis terminou sua carreira com um cartel de 69 Vitórias(57Ko) e apenas 3 derrotas.

A luta em si foi memorável. Foi mágica, e foi uma das maiores já vistas nesta ou em qualquer outra época. Joe Louis,manteve o seu título. E marcou seu legado como um dos maiores pesos-pesados de todos os tempos.

Categories: , Share

Leave a Reply