Background

O MMA precisa de personagens





Buenas, e me espalho!
Esta semana começou triste para o mundo do MMA.
Minha reação ao ler a notícia foi instantânea: “Mas BAAAH!!”
Mais do que a aposentadoria de Fedor, mais do que o fim do Pride e do Strikeforce (ok, nem tanto)… O que comentarei em seguida meu causou profunda consternação.
Colin Fletcher, participante do TUF UK Vs Austrália, informou aos fãs por meio de sua conta no microblog Twitter, que depois de duas derrotas no evento ele foi cortado do UFC.
Em sua postagem Fletcher disse:

Só eu que acho ou ser cortado após 1 luta oficial pelo UFC parece um pouco rígido? Sei que não tive minha melhor performance. Tanto faz!

“Mas BAAAH!!”, exclamei. Assustando o cachorro, e a patroa que assistia o “Homem de Ferro 2”. (falarei no futuro sobre os mil significados da expressão “BAH”, e suas variações). Em tempo, meu desalento não foi causado pela demissão de Colin Fletcher, o lutador, com um cartel pouco expressivo, e de quem eu jamais tinha ouvido falar antes do TUF. Não, minha tristeza foi pela saída de “Freakshow”.

O MMA precisa de caras como “Freakshow”. Personagens, eu me refiro.

Não estou falando aqui que Anderson Silva deva aparecer para a luta com um collant de “Aranha Brasileira”, ou que Rich Franklin suba no Octagon fantasiado de “Ace Ventura”… O MMA é um negócio, ao mesmo tempo que é um esporte. As pessoas insistem em esquecer disso. E neste negócio a promoção anda fraca. Muito fraca.

Se você acha que quero transformar o MMA no WWE, está enganado. Mas pra mim divulgar a luta vai além de apenas fazer um pôster bonito. É preciso que o expectador queira e muito ver a luta. É isso que faz o esporte crescer.
Lembro disso na luta Spider vs. Belfort, pessoas com quem eu nunca tinha falado de MMA antes vinham me perguntar coisas da luta:
“Tchê, tu viu aquela encarada? Que loucura, por que o cara fez aquilo?”
“Bah, é verdade que os caras eram amigos e agora não se dão?”
Isso não acontece mais…
Gostamos de torcer por alguém, não apenas por ele ser um ótimo lutador, por ser o rei dos “takedows”, por ter uma direita violenta, ou por seus “Showtime Kicks”. Lamento desapontá-lo sr. lutador que está nos lendo, mas isso é o que se espera do seu trabalho dentro do cage. Mas, e ANTES disso?
Se você, assim como eu já acompanha o MMA há bastante tempo, sabe o quanto é chato acompanhar um evento que não tenha uma “atmosfera emocional” previamente desenvolvida (o famoso “Hype”). É só mais uma luta entre “Fulanilson vs. Cicranilson”, ambos se amam e se respeitam. Apenas mais um dia feliz no “escritório do MMA”.

Que diabos!!!

Sinto falta de mocinhos e bandidos, caras maus que não se importam de dar sua verdadeira opinião sobre o oponente, sem se importar se a mídia ou os fãs vão aprovar ou não. Ou mesmo mentir, se isso for necessário para aumentar ainda mais a promoção da luta.

Onde estão os “Titos Ortizes” do MMA moderno, que “enterrava” seus oponentes após uma vitória? Onde estão os “Sakurabas”, que antes da luta com Arona (que volta em 2013?) desenhou os músculos do adversário com canetinha em seu próprio corpo(GENIUS!!)? Caras espirituosos, cujas declarações ou aparições ansiávamos por ver, ou que simplesmente amávamos odiar.
Hoje estamos bitolados às declarações de Chael Sonnen, ou aos Diaz Brothers e sua “Síndrome do dedo-médio”.

Talvez você lembre de alguns outros lutadores ótimos em promoção das lutas, que ainda estão em atividade, mas vai poder contar nos dedos de uma mão. “Freakshow”, nesse contexto vai fazer falta, com sua cara diabólica e suas tiarinhas de cartola.O cara é uma comédia, e o empolgante do Fitch ficou no UFC por mais de 12 anos.

Mas não fiquem de todo tristes, o UFC Jaraguá se aproxima, e as “declarações empolgantes” relacionadas ao Main Event começarão a aparecer logo…

#entendedoresentederão

Categories: Share

Leave a Reply