A "Luta do século" : Parte 1
Uma expressão muito comum no mundo das lutas hoje em dia, e que por vezes sequer se justifica é a famosa “Luta do século!!!”.
Normalmente usada para designar um confronto entre rivais que possuem entre si uma grande carga de rivalidade, ou apenas porque assim a luta venderá mais ingressos.
Mas de onde vem esta expressão? Qual foi a “luta do século” original?
O artigo abaixo, adaptado de um renomado portal de lutas, trás esta resposta.
E da próxima vez que você ouvir um promotor (seja do boxe ou MMA) dizendo que os lutadores de hoje são muito mimados,pois recebem tudo de bandeja e só precisam se preocupar em lutar, acredite...
A luta do século: Jack Johnson Vs James Jeffries, em 04 de julho de 1910.
Desde aquele dia, outras lutas também foram chamadas de "Luta do Século ". Frazier Vs Ali e Louis Vs Schmeling, são talvez as duas hoje mais conhecidas com essa denominação. Mas o que todas as três possuem em comum?Além da participação de alguns dos maiores campeões do boxe,esses confrontos se tornaram em algo mais do que apenas lutas. Os pugilistas já não representavam apenas a si mesmos no ringue, mas eram como símbolos para o povo,representavam nações,ideologias. Assim, Louis Vs Schmeling não foi apenas pelo título mundial dos pesos pesados, mas foi um choque entre a América democrática e a Alemanha nazista. Foi assim também com Johnson Vs Jeffries, a primeira luta à ser chamada de "Luta do Século" e para muitos a mais digna do título. Para Jack Johnson e Jim Jeffries, eles não seriam os únicos que entrariam no ringue naquele dia, mas sim um representante dos brancos e um dos negros.
Pelo menos, era assim que as pessoas pensavam na época.
James Jeffries e Jack Johnson
Em 1910 é difícil exagerar o quão odiado Jack Johnson era. Pelo menos pelos americanos brancos. Sua vitória em dezembro de 1908 contra o canadense Tommy Burns, em que ele conquistou o título, não sofreu apenas as vaias e gritos racistas dos 20.000 australianos (brancos) presentes, mas quase causou um pânico geral entre a raça branca .
Com o fato de o boxe ter seu primeiro campeão negro, o jornal “Detroit Free Press” perguntou:
"Estaria o caucasiano ultrapassado? A raça que temos chamado de inferior, estaria exigindo que devemos deixar a cor de lado em tudo, se quisermos evitar ser açoitados, individual e coletivamente?"
Henry Lawson resumiu o medo dos brancos com um poema:
“Não foi Burns, que foi espancado por um negro no rosto.
Acautelai-vos, eu estou cansado de escrever, mas óh meu povo tomem cuidado.
Pois pode estar perto o tempo para o acasalamento do preto e da raça branca.”
Os americanso brancos (e outras nacionalidades de origem européia) começaram a procurar um “salvador”. A "Grande Esperança Branca", como Jack London chamou, que iria devolver o homem branco para seu lugar de direito no topo da hierarquia. Rapidamente se tornou aparente quem eles estavam pedindo para ser o salvador, tendo London como um dos primeiros a chamar seu nome no New York Herald após a luta de Burns:
"Uma coisa agora permanece. Jim Jeffries deve emergir de sua fazenda de alfafa e retirar o sorriso dourado do rosto de Jack Johnson. Jeffries, cabe a você! Jeffries, cabe a você! O homem branco deve ser resgatado!"
No momento do apelo de London, Jeffries já estava aposentado há cinco anos e tinha seu peso, que em épocas de luta era em torno de 90Kg, já acima dos 135Kg. Mas, com Johnson batendo em um desafiante branco após outro, a chamada do povo foi ficando cada vez mais forte, e embora no início o imbatível "Boilermaker" ( apelido de Jeffries ) naõ tenha demonstrado interesse na luta, no fim ele se viu praticamente convocado para defender a sua raça.
Apesar de não ter, em princípio, qualquer interesse no embate, uma vez que ele decidiu voltar, Jeffries colocou todos os seus esforços na preparação par a luta, contratando o Wrestler Farmer Burns e o
e-x campeão Jim Corbett para ajudá-lo a colocar seu corpo de novo em sua forma de luta. Atualizações de seu progresso tornaram-se uma obsessão nacional, e a maioria (embora nem todos) estavam convencidos de que ele iria colocar aquele "negro com o seu sorriso dourado" de volta em seu lugar.
Com o povo branco apoiando Jeffries, o mesmo estava acontecendo com relação a Johnson e os negros americanos, embora talvez com menor entusiasmo.
Muitos negros tinham uma forte antipatia em relação à Johnson e seu comportamento público: vanglória, jogos de azar, e “aparições” públicas não apenas com mulheres brancas, mas também com prostitutas brancas (miscigenação era tão rejeitada entre os negros americanos neste momento, como era entre os brancos). Mesmo Booker T. Washington, denunciou Johnson por "desvirtuar as pessoas de cor deste país." Mas no momento da luta, a grande maioria apoiou o lutador negro.
No próximo post o desfecho da luta e toda a repercussão na mídia da época, nesta série especial de posts históricos.