Background

A "Luta do século" : Parte 2




Confira aqui a primeira parte desta matéria.

A luta foi realizada em 04 julho de 1910 em Reno, Nevada após a cidade-sede original, San Francisco, recusar a luta por pressão do Estado. 20.000 fãs chegaram de carro e de trem no lugar da luta que, na época, ficava praticamente no meio do nada. Todos muito ansiosos para ver a luta que era anunciada como "Luta do Século". Johnson tinha um favoritismo de 6-10, mas muitos dos fãs mais experientes de boxe, incluindo Sullivan e William Muldoon, não estavam tão confiantes na “esperança branca”. O público, a maioria composta por brancos, porém, estava confiante.

John L. Sullvan descreveu assim a luta no New York Times:

"Foi uma luta pobre em si, os 15 Rounds entre James J. Jeffries e Jack Johnson. Quase nunca houve uma disputa de campeonato que foi tão dominante.
Todo o favoritismo de Jeffries e os incríveis preparativos que ele fez, não valeram de nada. Ele não foi bem do primeiro gongo ao último, até  o momento em que  ele caiu sangrando, machucado e enfraquecido aos 3 minutos e 27 segundos do décimo quinto round ".

Multidão se reúne na Brodway para acompanhar o boletim da luta.

Nesta época, antes da televisão ou do rádio ou mesmo telefones, o país ficou surpreso ao encontrar o seu foco totalmente voltado para um evento esportivo. Tal coisa nunca havia acontecido antes. 30.000 pessoas (a maioria brancos) se aglomeravam em Times Square para ler a máquina do New York Times de boletins automáticos de notícia.

"Parecia que todos queriam a vitória de Jeffries, e quando os primeiros boletins contaram como ele havia acertado uma direita dura nas costelas ou uma esquerda forte no rosto, a platéia ia à loucura. Mas quando os boletins mostravam que Johnson tinha acertado um golpe, não havia aplausos. 

Então no round 15, o inevitável aconteceu, Johnson mais uma vez derrubou Jeffries.

"Enquanto a contagem não acabou para Jeffries, ele foi salvo desta coroada vergonha pública por seus amigos implorando para Johnson não acertar o homem caído novamente (O que era permitido na época), e a toalha foi jogada por seu corner. No final do décimo quinto round , Tex Rickard levantou o braço do homem negro, e a grande multidão saíu de volta para suas casas, em um silêncio triste e sepulcral.

Jim Corbett, que ficou no corner de  Jeffries durante toda a luta, dizendo que Johnson era um burro e que ele estava prestes a levar a surra de sua vida, agora corria para acudir o companheiro com os braços levantados e dizendo, gritando: "Oh, não, Jack  não acerte ele ".

Momento do nocaute.

A repercussão de ter sua “Grande Esperança Branca” derrotada de forma tão dominante pelo filho de um escravo era brutal e veio rápidamente. Tumultos e assaltos rapidamente varreram o país. "3 negros foram mortos e muitos feridos em um confronto com os brancos" perto de  Uvaldia, Georgia. Assaltos foram registrados na região de Nova York. Um correspondente do “London Times” deu um resumo de toda a violência daquele “Independence Day”.

Os jornais da semana que se seguiu tinham as seguintes notícias:

"Motins raciais varreram os Estados Unidos na noite passada desde o Atlântico até o Pacífico, após a derrota de Jeffries por Johnson em Reno, Nevada. A seguir estão os resultados até o presente momento:

19 pessoas foram mortas
251 ficaram gravemente feridas.
5000 casos de conduta desordeira foram registrados pelos tribunais de polícia de várias cidades nesta manhã em conseqüências do tumulto.

Dois negros foram mortos a tiros em La Providence, Louisiana, depois de caminhar pela rua principal da cidade anunciando que um negro poderia debulhar um homem branco, se ele assim quisesse.”

“Uma criança branca de nove anos de idade, foi alvejada por negros que estavam andando em um automóvel em Washington, DC.”

“Um negro foi morto a tiros em Nova York.Outros negros foram mortos em Cincinnati, Omaha, Little Rock e outras cidades.”

Jornais divulgam vitória de Johnson.

As prisões em várias cidades estavam cheias de presos, em conseqüência do rancor contra os negros, quando se soube que um homem negro havia vencido um homem branco e ganhou o campeonato mundial dos pesos-pesados.A maioria das vítimas eram negros que foram caçados por gangues de brancos, principalmente por causa de boatos dos negros que com o resultado da luta, diziam ter finalmente demonstrado sua superioridade sobre os brancos.

A exibição do filme da luta, que deveria ser feita em todo o país, foi proibida para não instigar ainda mais respostas dos brancos indignados.

A violência eventualmente terminou, assim como o reinado reinado de Johnson como campeão. Depois de sua derrota em 1915, para Jess Willard, foram mais de 20 anos antes de outro homem negro ter a chance de competir pelo título de maior prestígio no esporte. 

Para a próxima geração a nação teve a certeza de que o título de campeão foi exclusivamente de um homem branco (o que também valeu para o wrestling profissional).


  


 


Quanto ao papel da luta na história, talvez ninguém resumiu melhor do que John L. Sullivan, que escreveu naquele dia:

"Vai entrar para a história como a maior luta que já aconteceu em alguns aspectos, e de um ponto de vista puramente desportivo, a pior."

THE CHAMP!!

Categories: , Share

Leave a Reply