Background

Amizade entre lutadores, assunto polêmico.



Rory MacDonald e Georges St-Pierre, seguirão o caminho de Jones Vs Evans?

O caso mais famoso de dois companheiros de equipe que uma vez prometeram jamais se enfrentar, foi o dos então lutadores da equipe de Greg Jackson, Rashad Evans e Jon Jones.

Na época, Evans era o cabeça da equipe, um ex-campeão dos meio-pesados que tinha sido um pilar na academia há anos. Jon Jones, então ainda jovem e cheio de promessas, surgiu e começou sua ascensão meteórica até o topo da mesma cagetoria, e embora perguntados vez ou outra, tanto Jones quanto Evans juravam que nunca iriam se enfrentar.

"Eu não gostaria, absolutamente (de lutar com Rashad). Se Rashad Evans conquistou o cinturão, o que eu espero que ele faça, meu único objetivo é ser o mais difícil concorrente, sem ser campeão. Ser o segundo melhor. Essa seria a minha meta. Como eu disse, eu estou esperando que ele vença, estamos muito orgulhosos dele. Eu não posso fazer isso", disse Jones, ao canal ESPN no final de 2010.

 Os garotos de ouro de Jackson, quando ainda amigos.

Infelizmente, Evans não teve a chance de lutar pelo título dos meio-pesados ​​contra o então campeão Maurício "Shogun" Rua, após Evans sofrer uma lesão no joelho durante o treinamento. Assim, seu companheiro de equipe e amigo próximo Jon Jones recebeu a oportunidade de entrar e lutar pelo título em seu lugar.

Mesmo nessa altura, Evans ainda dizia que não iria lutar contra seu companheiro de equipe porque a amizade era mais forte do que qualquer título, ou assim ele queria que fosse.

"Eu não vou lutar contra ele", disse Evans 30 dias depois que Jones recebeu o Title Shot contra Rua. "Lutamos bastante nos treinos. Todo mundo sempre disse 'você tem que lutar  com Jones' e eu disse para Jon “eu gosto de trabalhar com você como um companheiro de equipe e eu acho que o que vai ser para você, é para você, e se for para mim, é para mim”.

Jones venceu o título, mas tão logo o cinturão mudou de mãos, os dois competidores também começaram a “cantar uma música” totalmente diferente.

Rashad Evans saiu do “camp” de Greg Jackson e jurou nunca mais voltar, e falou aos 4 ventos como Jones traiu seu pacto de não lutar entre eles , quando em outra entrevista, o novo campeão admitiu que se o presidente do UFC Dana White quisesse a luta , ela teria que acontecer.

"É o mundo do Dana quando você é um lutador do UFC, e nós vivemos nele", disse Jones ao canal “Versus TV” em 2011. "Então, eu respeito muito o Dana, e se é isso que ele quer que aconteca, eu acho que é o que terá de acontecer. Eu ou Rashad não gostaríamos de ser demitidos por esta situação. Seria apenas muito estranho para nós.”

O constrangimento, obviamente, desapareceu e em seu lugar surgiu uma grande rivalidade, e ambos se tornaram grandes rivais.

 E no momento do anúncio do combate.

Nem toda situação de companheiro contra companheiro de equipe vai acabar tão amarga como Jones vs Evans fizeram, mas é difícil ignorar os sinais que envolvem estes tipos de cenários com os “Super Camps” cada vez mais cheios de lutadores extremamente talentosos, e que por vezes estão na mesma classe de peso.

Por exemplo, o  campeão dos meio-médios do UFC, Georges St-Pierre e seu colega prodígio Rory MacDonald. Ambos treinam sob o teto do treinador Firas Zahabi no ginásio Tristar, em Montreal, e ambos têm sido bastante inflexíveis, jamais se enfrentarão.

"Eu não estou interessado em lutar com ele. Há um monte de caras na divisão. Eu não acho que temos que fazer isso agora. Em dois anos, quem sabe? Talvez eu vá para os médios", St-Pierre disse aos repórteres no UFC 145 no início deste ano, onde participou como um dos corners de MacDonald.


"Ele é um amigo, como um irmão para mim. Eu só espero o melhor para ele e eu sei que um dia ele vai ser campeão do mundo."

MacDonald cantou a mesma melodia, de nunca lutar com GSP, e do respeito pela sua equipa e treinadores, enquanto St-Pierre continua como campeão.

"George é um amigo meu. Nós somos parceiros de treino. Eu não sei sobre você, mas eu não gostaria de bater no meu melhor amigo, cortá-lo, vê-lo sangrar, chorar, perder dinheiro, é uma merda ", disse MacDonald.


Como MacDonald continua sua escalada até o topo da categoria, é difícil ignorar as semelhanças entre sua situação com St-Pierre e o que aconteceu há pouco tempo entre Jon Jones e Rashad Evans.

Recentemente, MacDonald conhecido por ser de fala mansa, começou a mostrar o seu processo de amadurecimento até mesmo ao falar com a mídia. Em entrevistas anteriores e conferências de imprensa, MacDonald parecia ter St-Pierre como um irmão, um mentor.

MacDonald está começando a andar com suas próprias pernas agora, eventualmente, poderá se tornar um contender natural no ranking da divisão.

"Estou em um ponto na minha carreira onde eu não posso escolher lutar contra ninguém mais", MacDonald disse na conferência de imprensa pre-luta do UFC 152.

"Sim, George é um bom amigo meu, mas eu não escolho ninguém. Ele é um cara normal e um grande parceiro de treino para mim”.

Ambos parecem claros ao dizer que eles não irão lutar entre si, e não é uma questão nem a ser discutida.. St-Pierre está se recuperando de cirurgia no joelho e enfrenta Carlos Condit ainda este ano, e o top contender deve ser decidido entre Martin Kampmann e Johny Hendricks.

Enquanto isso, MacDonald tem o seu maior teste chegando no UFC 152, em Toronto, ele enfrentará futuro “UFC Hall of Famer” BJ Penn. Se vencer, vai ser difícil ignorar que ele está lenta mas seguramente, correndo de encontro ao seu “amigo” e companheiro de equipe nos rankings meio-médios.


Dana nunca entendeu o conceito de companheiros de equipe não se enfrentarem, especialmente com o cinturão em jogo. Ele está confiante, se quisesser que  St-Pierre vs MacDonald aconteça , assim será.

"Por que você está nisso(UFC)? Você está nisso pra se tornar o campeão do mundo. Eu garanto que se Rory olhar para a conta bancária gorda de GSP, ele vai querer a luta. É disso que se trata." White disse ao MMAWeekly.com, em abril.

"Este é o negócio de lutas, não de fazer amigos."

St-Pierre e MacDonald são tão amigos para realmente evitar essa luta, ou teremos  outra situação igual a de Jones vs Evans?

Categories: , Share

Leave a Reply